| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Teste Formativo 2

Page history last edited by Inpi 15 years, 5 months ago

 

     Voltar à Página Principal 

Podes encontrar este teste formativo aqui

     

3.      .

Lê o seguinte texto, sublinhando, em cada parágrafo, as ideias-chaves; em seguida, faz anotações na tua própria folha, de modo a poderes resumir o texto.

O Pesadelo

     Alexander Cold acordou ao amanhecer, sobressaltado por um pesadelo. Sonhara que um enorme pássaro preto se atirava contra a janela com um fragor de vidros estilhaçados, entrava em casa e levava a sua mãe.

     No sonho, ele observava impotente como o abutre gigantesco agarrava em Lisa Cold pela roupa, com as suas garras amarelas, saindo pela mesma janela partida e desaparecendo num céu carregado de grandes nuvens negras.

     Acordou-o o ribombar da tempestade, o vento fustigando as árvores, a chuva a tamborilar sobre o telhado, os relâmpagos incendiando a noite e o rugir dos trovões.

     Acendeu a luz com a sensação de estar num barco à deriva e aconchegou-se contra o vulto do cão que dormia ao seu lado. Calculou que a poucos quarteirões da sua casa, o oceano Pacífico rugia, agigantando-se em ondas furiosas contra a muralha. Ficou a ouvir a tempestade e a pensar no pássaro preto e na sua mãe, esperando que acalmassem os batimentos de tambor que sentia no peito. Estava ainda envolvido nas imagens daquele pesadelo.

     O rapaz olhou para o relógio: seis e meia, hora de se levantar. Lá fora, mal começava a clarear. Pressentiu que este seria um dia desastroso, um daqueles dias em que mais valia ficar na cama, porque tudo corria mal. Havia muitos dias assim desde que a mãe adoecera. `As vezes o ambiente em casa era pesado, como se estivesse no fundo do mar. Nesses dias, o único alívio era fugir, sair a correr pela praia, com o Poncho, até ficar sem fôlego.

     Mas há uma semana que não parava de chover, um verdadeiro dilúvio…

Isabel Allende, A Cidade dos Deuses Selvagens

I Categorias da Narrativa

1.           1.Situa a acção no espaço e no tempo.

 

2.         2.Classifica as personagens.

 

3.        3. Nos parágrafos 3 e 4 encontras uma descrição dinâmica, em que a paisagem é vista sob o efeito da tempestade; os elementos descritos estão em movimento.

 

3.1.  Com base nas anotações que fizeste para o 3º e 4ºparágrafos, elabora um esquema para uma descrição da tempestade.

3.2. Desenvolve, agora, o teu esquema, transformando-o num breve texto.

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.