| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

DICIONÁRIO

Page history last edited by PBworks 16 years, 5 months ago

1. PARA QUE SERVE O DICIONÁRIO?

 

1.1. O Dicionário indica-nos o significado das palavras; mas também nos dá outras informações: a grafia correcta, a classe a que  pertencem, a língua original de onde provêm, a ciência com que estão relacionadas, o sentido próprio e o sentido figurado do seu uso e ainda expressões ou modos de dizer.

 

1.2. Significado - aquilo que uma palavra quer dizer. Grafia - o modo como uma palavra se escreve. Classe - categoria gramatical a que a palavra pertence, conforme o que ela indica; exemplos: Mar - substantivo; nadar - verbo. Língua de origem - a maioria das palavras em Português vêm do Latim; as palavras específicas das ciências ou de outros assuntos de estudo vêm, geralmente, do grego; há ainda várias outras línguas de onde vêm as palavras que usamos. Ciência - esta indicação só aparece nos casos em que a palavra procurada se relaciona directamente com uma área de investigação ou de estudo científico; exemplo: lobo - pertence ao domínio da zoologia; estrela - pertence ao domínio da astronomia. Sentido próprio - esta expressão refere-se ao significado literal ou comum, de uma palavra; exemplo: O lobo é um mamífero que pertence à família dos canídeos; uma estrela é um corpo celeste, constituído por hidrogénio e hélio em combustão. Sentido Figurado - esta expressão refere-se a um significado imaginário ou a um significado diferente do habitual; exemplo: " o homem é o lobo do homem" - nesta expressão, a palavra lobo significa a agressividade com que os seres humanos se podem tratar uns aos outros; "as estrelas do cinema" - nesta expressão, a palavra estrelas significa os actores mundialmente conhecidos. Expressões ou Modos de Dizer - existem palavras que podem aparecer em expressões que o uso fixou, com um significado diferente do habitual; exemplo: um lobo da Alsácia - neste contexto, a palavra lobo refere-se a uma raça de cães.

 

 

2. COMO ESTÁ ORGANIZADO O DICIONÁRIO?

Manual, p. 29 e 30

Observa a fotografia legendada de uma página de dicionário, no teu Manual, para compreenderes bem a sua organização:

2.1. O que contém cada Página:

2.1.1.Todas as palavras que começam pela mesma letra, ordenadas alfabeticamente

2.1.2. A Palavra-Guia - No topo superior da página.

2.1.3. As Palavras de Referência - a primeira e a última palavras que se podem encontrar nessa página.

2.1.4. As Entradas - Todas as palavras presentes na página, ordenadas alfabeticamente.

2.1.5. Os Sinónimos - Os significados, em sentido próprio e figurado, de cada palavra.

2.1.6. Outras informações - Tais como a abreviatura da classe gramatical, a língua de origem, a Ciência relacionada.

 

 

3. COMO SE DEVEM CONSULTAR AS ENTRADAS?

3.1. Conhecer a ordem das letras do Alfabeto.

3.2. Procurar os verbos no Infinitivo; procurar as classes com flexão em género e número, no masculino do singular.

3.3. Escolher os significados que se adaptem melhor ao contexto.

3.4. Para consultar on-line -  digitar no motor de busca: Dicionário on-line e escolher um site, como, por exemplo, www.priberam.pt/dlpo.

 

 

4. Especialmente para o Gugas, mas sempre para todos, um ficheiro com esta matéria fica aqui:

Dicionário 1.doc.doc 

 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.